PIX entra em fase de teste em 3 de novembro

PIX entrou em fase de teste em 3 de novembro

0 Shares
0
0
0

O PIX começa a funcionar oficialmente em 16 de novembro, mas a partir de ontem, 3 de novembro, passará por uma espécie de fase “beta”. O Banco Central confirmou que o sistema entrará em modo soft opening, que nada mais é do que passar a funcionar para alguns usuários.

O plano é permitir que as 762 instituições financeiras, aceitas na fase de adesão, possam testar o sistema com um número limitado de seus usuários, antes de entrar em operação efetivamente.

Como funcionará?

No período de 3 a 8 de novembro, cada instituição poderá escolher entre 1% e 5% da sua base de clientes para testarem as transações via PIX. Já entre 9 e 15 de novembro, a base poderá ser aumentada gradualmente.

Mas a fase de testes terá algumas restrições, além do número de usuários, os mesmos poderão realizar transações nos seguintes horários:

  • Quintas-feiras: das 9:00 às 0:00;
  • Sextas-feiras: das 0:00 às 22:00;
  • Demais dias da semana: das 9:00 às 22:00;

Segundo o Banco Central, o horário mais amplo, de sexta-feira, permitirá com que as instituições avaliem as funcionalidades num formato próximo ao de 24h, como o sistema funcionará realmente.

Com o lançamento marcado para 16 de novembro, a partir das 9:00 o sistema estará disponível para todos os usuários cadastrados, sem nenhuma restrição de horário.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), recomenda às instituições que selecionem clientes que sejam ativos na realização de pagamentos e que tenham cadastrado pelo menos uma chave Pix, para entrarem na fase de soft opening.

Por se tratar de uma fase de testes, os clientes deverão ter ciência de que o período de operação poderá apresentar instabilidades, falhas de conexão ou alguma demora na realização das transações – que, em circunstâncias normais, deverão ser concluídas em até 10 segundos.

Essa fase, servirá justamente para que o Banco Central possa identificar essas falhas e bugs, de modo que possam corrigi-los antes do lançamento.

0 Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like